terça-feira, 7 de maio de 2024

Eleições 2024: sindicalistas devem se licenciar até 6 de junho


Para os dirigentes sindicais que pretendem disputar as eleições municipais de 2024, a principal data, depois do dia do pleito, é 6 e junho. Nesta data, todos aqueles que são sindicalistas e desejarem concorrer precisam se licenciar ou desincompatibilizar. Caso isto não ocorra, o candidato ou candidata fica inelegível.

Eleitores voltarão às urnas nas eleições de 2024 para escolher os representantes municipais | Foto-arte: Editoria de Arte de O Globo

Atenção, a licença ou desincompatibilização, não implica em renúncia do mandato classista e outras prerrogativas oriundas desse. Isto é, caso o candidato ou candidata não seja ratificada na convenção partidária, essa pessoa pode retomar o mandato sindical.

Do mesmo modo, sendo candidata ou candidato, caso não seja eleito, pode, sem nenhum tipo de problema, retomar o mandato sindical.

Datas importantes do pleito municipal
A menos de 1 ano das eleições municipais, quando 152 milhões de eleitores irão comparecer às urnas eletrônicas para eleger candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, bem como de vereadores, que atuarão nas casas legislativas municipais do País, é preciso observar algumas datas relevantes relacionadas ao pleito.

As eleições municipais de 2024 serão realizadas dia 6 de outubro, em primeiro turno, e dia 27, em segundo turno, onde for necessário, para a escolha de prefeitos em municípios com mais de 200 mil eleitores.

Destaque-se que o Distrito Federal e Fernando de Noronha (PE) não realizam eleições municipais e que os eleitores residentes no exterior só votam para o cargo de presidente da República.

Prazos para os eleitores
Os eleitores têm até 8 de maio de 2024 para confirmar a regularidade da situação do título de eleitor no cartório eleitoral, garantindo assim o direito ao voto nas eleições municipais de 2024.

É nesta data, também, que se encerra o prazo para o chamado fechamento de cadastro, para os eleitores realizarem qualquer alteração, inscrição, transferência ou reativação de título cancelado.

Caso o eleitor tenha faltado a esta obrigação em 2022, sem justificar a ausência, é preciso pagar multa para regularizar a situação na Justiça Eleitoral para poder votar em 2024.

Prazos para os candidatos
O calendário eleitoral também tem prazos políticos para os eventuais candidatos e partidos. Entre 6 de março e 6 de abril, ocorre a chamada “janela partidária”, período em que candidatos aos cargos eletivos podem fazer a troca de sigla partidária.

Também é em 6 de abril, 6 meses antes das eleições, que se encerra o prazo para secretário municipal ou ocupante de cargo de confiança, que pretende concorrer, se desincompatibilizar da função.

O servidor público que tiver intenção de concorrer, tem até 6 de julho, 3 meses antes das eleições, para se licenciar do cargo.

Federações partidárias
Criadas em 2022, as federações partidárias obrigam partidos a lançar candidatura única a prefeito e a mesma chapa para vereador. Diferentemente do que ocorria com as coligações, que se desmanchavam após o pleito, as siglas são obrigadas a atuar em conjunto após a eleição, até que se encerre o mandato.

Atualmente, há 3 federações ativas: Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PSol-Rede e PSDB-Cidadania.

Calendário eleitoral 2024
Acompanhe as principais datas do calendário eleitoral municipal. Estas são datas oficiais, embora ainda não tenham sido divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cuja previsão foi elaborada com base na Lei das Eleições e na Constituição Federal. Acompanhe o calendário:

6/03 - Início da janela para troca de partido sem perder o mandato;

6/04 - Fim da janela para trocas partidárias, prazo para filiação partidária para se candidatar e desincompatibilização;

15/05 - Pré-candidatos passam a poder fazer ações de arrecadação financeira;

6/06 - Dirigentes sindicais e ocupantes de outros cargos devem deixar o posto, a fim de candidatar-se;

30/06 - Comentaristas e apresentadores de TV não podem mais entrar no ar, caso se candidatem;

6/07 - Candidatos não podem mais participar de inaugurações de obras públicas é propaganda institucional fica restrita;

20/07 - Abertura do prazo para convenções partidárias;

5/08 - Término do prazo para convenções partidárias;

15/08 - Limite para registro de candidatura, até às 19h;

16/08 - Início da propaganda eleitoral;

30/08 - Início da propaganda eleitoral em rádio e TV;

4/10 - Último dia para realização de comícios, debates e fim da propaganda eleitoral;

5/10 - Último dia para propaganda de rua e na internet; e

6/10 - 1º turno das eleições.

2º turno

11/10 - Início da propaganda de rádio e TV para o 2º turno;

25/10 - Fim da propaganda de rádio e TV para o 2º turno;

26/10 - Último dia para realização de comícios, debates e fim da propaganda eleitoral no 2º turno;

27/10 - 2º turno das eleições; e

19/12 - Fim do prazo para a diplomação dos eleitos.

Fonte Diaap

DEMOCRACIA CRISTÃ DE PROPRIÁ REÚNE PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR PARA O FORTALECIMENTO DA CHAPA META DO PARTIDO É ELEGER VEREADOR



O DEMOCRACIA CRISTÃ DE PROPRIÁ, partido que recentemente passou por uma mudança de comando em Sergipe e em Propriá, vai realizar na quinta -feira (9), encontro com pré-candidatos a vereador em Propriá. O objetivo é de fortalecer ainda mais a chapa proporcional de olho em uma das 11 cadeiras na Câmara Municipal em 2024.

O encontro, marcado para às 19h, e contará com a presença do presidente municipal do partido, Jânio Melo, e de toda a nova direção e os pré-candidatos. 

Ao assumirem o comando do DC, Jânio Melo, destacou a intenção de montar uma chapa forte que possa eleger vereadores.

"Vamos focar no crescimento do partido em Propriá, buscar fortalecer nomes dentro do partido. Vamos formar chapa de vereadores com condições de disputar uma cadeira no parlamento municipal”, destacou Jânio Melo ao ABN

ELEIÇÕES 2024: EM BARRA DOS COQUEIROS, VÁRIOS NOMES SE ARTICULAM E PROJETOS PARA O FUTURO ATÉ AGORA NADA!

Pré-candidatos ampliam articulações para consolidação de forças com o objetivo de disputar a Prefeitura. E a especulação imobiliária está acabando com as belezas naturais da cidade.

Esse ano, os eleitores irão às urnas decidir quem ficará à frente da Prefeitura de Barra dos Coqueiros e da câmara legislativa municipal. Mas você sabe quem são os pré-candidatos a prefeito da Barra dos Coqueiros que pretendem lutar por votos nas urnas no dia 6 de outubro, deste ano? O Blog A Barra e a Notícia apresenta aos leitores os nomes mais cotados para as disputas eleitorais pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros.

A cidade é a que mais se desenvolve em Sergipe, e concentra uma população de de mais de 41.511 mil habitantes, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números do IBGE revelam que a população aumentou muito em comparação com o Censo de 2010. Além disso, no ranking de população dos municípios de Sergipe, a Barra dos Coqueiros, ocupa o nono  lugar no estado.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade de Barra dos Coqueiros tem uma densidade demográfica de 304,5  habitantes por km². Números que assustam qualquer gestor, uma vez, que a cidade faz parte da região Metropolitana que abriga diversos municípios, tendo como principais Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Desta forma, à população da Região Metropolitana de Sergipe supera os mais de 983. 876 hab.  mil de habitantes.

Desafio de Barra dos Coqueiros 

Entre os principais desafios para o atual gestor caso se reeleja ou o novo gestor, está  a famigerada especulação imobiliária que só está beneficiando os ricos e os moradores da cidade ficando cada dia mais pobres. Nas últimas décadas, o problema se agravou, como em todo o país. A falta de habitações para as pessoas carentes gera o aumento de pessoas que ainda vivem em construções precárias, como áreas de risco, sem qualquer estrutura de pavimentação, rede de esgoto, água encanada e falta de escolas, creches, postos de saúde e áreas de lazer e diversão. E a especulação imobiliária na cidade só tem aumentado de forma assustadora, podendo no futuro acontecer um problema gravíssimo na área ambiental de Barra dos Coqueiros.

Outro problema é a questão da mobilidade urbana. De norte a sul, os problemas se repetem, como nas grandes cidades do país e do mundo, onde mobilidade urbana e o transporte público ainda não encontrou uma solução definitiva para atender às necessidades da população.

A mobilidade urbana é um grande vilão em tempos atuais em todas as cidades, especialmente nas maiores. Barra dos Coqueiros, também sofre com o problema, e tem que criar urgentemente programas de requalificação de ruas, pavimentação, construção de binários e outros investimentos para ampliar as opções no trânsito. O aumento significativo da frota de veículos torna o município um pesadelo para motoristas e passageiros. Apesar dos problemas existentes, nomes estão dispostos a encarar a batalha eleitoral e desafios da cidade. São eles; Dr. Alberto Macedo - UNIÃO BRASIL (pré-candidato a Reeleição), Airton Martins - PSD e Danilo Segundo - PT, 

Alberto Macedo 

Alberto Macedo (UNIÃO BRASIL) é o atual prefeito de Barra dos Coqueiros e larga na frente da disputa. Foi eleito em 2020, onde obteve 9.258 votos, o que corresponde a 52,43% dos votos válidos. Já seu oponente e atualmente aliado político, Gilson dos Anjos, na época no DEM, teve 4.093 votos mil votos, conseguindo 23,18% dos válidos. O outro oponente Alysson Souza, na época era do solidariedade, teve 3.722 votos, conseguindo 21,08% dos votos válidos. Para a reeleição, o prefeito Alberto Macedo espera contar com a aliança de partidos que não teve em 2020. As legendas já sinalizam para manutenção e apoio como PL, União Brasil, Podemos, além do apoio de 7 dos 13 vereadores atuais.

Alberto Macedo, é advogado e Assistente Social, filho do ex-prefeito José Mota Macedo. Sua carreira política começou nos anos “88”, quando foi eleito prefeito de Barra dos Coqueiros. Foi eleito vereador por 3 mandatos e Presidente da Câmara municipal por dois mandatos. Já em 2020, foi novamente eleito prefeito de Barra dos Coqueiros, pela segunda vez.

Airton Martins 

Airton Martins. Servidor público do Tribunal de Justiça, técnico em contabilidade, começou sua carreira política em 1992, onde foi eleito vereador, foi vereador por 3 mandatos, uma vez eleito presidente da Câmara municipal, e foi prefeito por 3 mandatos, e atualmente é pré-candidato a prefeito e conta com o apoio do seu irmão, Deputado estadual Adailton Martins e do Governador Fábio Mitidieri. Além do mais 6 vereadores com mandato apoiam a pré-candidatura de Airton Martins. 

Danilo Segundo 

Formado em direito, ex-vereador de Aracaju. Danilo Segundo do PT,  foi um vereador atuante na capital sergipana.

Danilo Segundo desembarca em Barra dos Coqueiros como pré-candidato a prefeito do município. Sua vinda causou divisão no Partido dos Trabalhadores (PT). A legenda através do Senador Rogério Carvalho já tinha como candidato o atual prefeito Alberto Macedo, que acabou sendo desbancado pela indicação do diretório municipal, através do cacique Cláudio Caducha, Atual Superintendente do trabalho em Sergipe Com o apoio da direção do partido em âmbito regional e nacional e sendo o candidato indicado pelo presidente Lula, o Advogado e ex-vereador de Aracaju, lançou sua pré-candidatura para disputa da cadeira de prefeito da Barra dos Coqueiros. 


quinta-feira, 2 de maio de 2024

INSS IMPLEMENTA MUDANÇAS E POSSIBILITA APOSENTADORIA AOS 55 ANOS

A aposentadoria aos 55 anos é um tema de grande interesse para quem busca antecipar sua saída do mercado de trabalho. Nessa faixa etária, muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a investigar quais benefícios podem acessar e quais as condições para a aposentadoria.INSS implementa mudanças e possibilita aposentadoria aos 55 anos. Imagem: FDR

Uma questão recorrente entre esses segurados é entender quais são as regras para se aposentar mais cedo, especialmente com a Reforma da Previdência que entrou em vigor em 2019. É crucial considerar os requisitos de tempo de contribuição, idade mínima e outras regras de transição para tomar uma decisão informada sobre a aposentadoria aos 55 anos.
Últimas notícias

A aposentadoria aos 55 anos pode ser alcançada por meio de várias regras, algumas exigindo idade mínima e outras não. Desde a entrada em vigor da Reforma da Previdência em 13/11/2019, muitos segurados já eram vinculados ao INSS.

No entanto, alguns segurados não cumpriram todos os critérios para se aposentar antes dessa data. Portanto, para quem estava vinculado ao INSS mas não se aposentou até 13/11/2019, há regras de transição que oferecem requisitos mais flexíveis para aposentadoria aos 55 anos ou outras idades.

Abaixo você confere em primeira mão, todas as regras para se obter a aposentadoria aos 55 anos de idade. E neste link, eu te apresento o calendário completo de pagamentos do INSS vigente neste mês de abril. Acompanhe!

Fonte: https://fdr.com.br/2024/05/01/inss-implementa-mudancas-e-possibilita-aposentadoria-aos-55-anos/amp/

BOA: Flávio Dino reverte decisão do STJ em favor de GCM que pode realizar buscas

(Foto/Arquivo)

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino derrubou decisão do Superior Tribunal de Justiça e definiu que as Guardas Civis Municipais poderão realizar buscas. A decisão se deu em análise de uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental.

Na decisão, Flávio Dino reverteu decisão do Superior Tribunal de Justiça e manteve acórdão que condenou um homem por roubo a partir de abordagem da GCM.
A reclamação contra o Habeas Corpus concedido pelo STJ foi interposta pela Associação Nacional de Altos Estudos de Guarda Municipal e pelo Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande (SINDGM-CG).

O STJ vem decidindo de forma diferente sobre o tema. A 6ª Turma da corte já firmou entendimentos de que a possibilidade de busca pessoal das guardas está restrita à “relação clara, direta e imediata com a necessidade de proteger a integridade dos bens e instalações ou assegurar a adequada execução dos serviços municipais”.

O ministro disse ainda que a ADPF alterou o rumo do debate e justificou que caso mantivesse a restrição a GCM. “Teríamos um órgão de segurança pública de mãos atadas para atender aos cidadãos na justa concretização do direito fundamental à segurança. Ou seja, esvaziar-se-ia de eficácia o quanto decidido por esta Suprema Corte, com arrimo em evidente e equivocada presunção de ilegitimidade de atos administrativos, no caso os concretizadores do Poder de Polícia das Guardas Municipais”.
Fonte: JM ONLINE 

quarta-feira, 24 de abril de 2024

ROSÉLIA DA SILVA, PRÉ -CANDIDATA A VEREADORA PELO DC PROPRIÁ/SE: O MOMENTO É ESSE, VAMOS A LUTA POR PROPRIÁ


Estreante na política, a pré-candidata a vereadora de Propriá(SE), Rosélia da Silva, evangélica, mora no povoado São Miguel, é uma das mulheres do Democracia Cristã de Propriá, nesta quarta-feira dia 24, participou de uma entrevista com o Blog A Barra e a notícia - ABN.

ABN – Rosélia da Silva, porque você decidiu ingressar na vida pública e disputar agora a pré-candidatura a vereadora pela primeira vez?

Rosélia da Silva – Propriá, está passando por várias transformações e decidi ajudar como mulher de uma maneira mais efetiva, das decisões de meu município. Acho que esse é o momento de transformação, de mudança na política, e a mulher é o elemento principal que vai decidir essa mudança. Então eu acho que quanto mais mulheres, mais conquistas vamos trazer para as nossas necessidades, as mulheres precisam de proteção e representatividade.

Por isso eu acho que é hora de juntarmos as mãos, de falarmos a mesma voz e de conquistar mais espaço na sociedade Propriaense. Eu acho que o momento é esse e vamos à luta, para gerar emprego e renda para as mulheres e homens de Propriá, e promover mais dignidade para todos.

ABN – Então o seu caso não é uma questão de família na política, ou de interesse pessoal, mas sim de cidadã que está preocupada com os rumos que Propriá, e os moradores da cidade estão tomando?

Rosélia da Silva – Eu sou uma mulher que vou lutar por melhorias na cidade, então acho que chegou a hora de contribuir como cidadã. De fazer parte de um novo projeto que é me dedicar à minha cidade, ao meu povoado, junto com o Presidente municipal do DC, Jânio Melo e os demais pré-candidatos a vereador e vereadora, vamos trabalhar por uma Propriá cada vez melhor e cuidar das pessoas da cidade.

sexta-feira, 19 de abril de 2024

PROPRIÁ: WEVERTON BATISTA, SERVIDOR PÚBLICO E MOTORISTA DA SAÚDE É PRÉ -CANDIDATO A VEREADOR EM 2024


Weverton Batista, servidor público municipal, Motorista da secretaria de saúde e membro da diretoria do SINDSERV/PROPRIÁ é mais um a confirmar sua pré-candidatura a vereador em Propriá pelo Democracia Cristã.

Servidor público há 14 anos, atuando como motorista da prefeitura de Propriá, Weverton também faz parte da diretoria do sindicato dos servidores públicos municipais de Propriá - Sergipe, um servidor público querido pela população Propriaense e muito solidário e humanista.

Sua principal bandeira de luta é a defesa dos direitos dos servidores públicos de Propriá, mais saúde, mais segurança, educação, geração de emprego e renda, principalmente para os jovens Propriaense e o desenvolvimento do turismo na cidade, bem como a ampliação do atendimento na saúde e a criação de projetos de proteção a criança e o adolescente.

“O melhoramento político se dá com a participação do povo no debate político, não só votando, mas também sendo votado, acompanhando os mandatos, fiscalizando, cobrando, criticando, elogiando e sugerindo e nesta eleição de 2024, coloquei meu nome a disposição do DC, no sentido de participar como legislador do desenvolvimento e do futuro dos servidores públicos e da cidade de Propriá”, disse Weverton.

O Presidente municipal do DC, Jânio Melo, que também é servidor público, agradeceu a Weverton, pela posição de lançar sua Pré-candidatura a vereador pelo DC, e desejou a ele boa sorte. 

quinta-feira, 18 de abril de 2024

ELEIÇÕES 2024: LUIZ É PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM ARACAJU E DEFENDE COMERCIANTES, TERCEIRO SETOR E A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Pré-candidato a vereador pelo Republicanos, o comerciante Luiz, vai trabalhar para a implantação de políticas de incentivo ao comércio em Aracaju, apoiar organizações não governamentais com a geração de emprego e renda.

A defesa de políticas de incentivo ao comércio em Aracaju, a geração de emprego e renda e o apoio às organizações não governamentais, sobretudo as que prestam serviços em áreas como educação, saúde e assistência social e outras. Essas são as principais motivações do comerciante e pré-candidato a vereador pelo Republicanos, Luiz.

Entre os objetivos de um eventual mandato de Luiz na Câmara Municipal de Aracaju, está a criação de um grupo voltado à elaboração de projetos que estimulem os negócios e a geração de emprego e renda para os moradores. Morador do Conjunto Augusto Franco, Luiz, começou a trabalhar no aos 12 anos, como office boy da Energipe e logo após como comerciante e cresceu  ajudando as pessoas com muito esforço, onde conheceu os desafios enfrentados pela categoria e pelas famílias carentes de Aracaju.

“Neste momento de dificuldade que estamos passando, o governo municipal tem que dar  incentivo aos comerciantes, como isenção de IPTU e ISS. Quero chamar os comerciantes para perto para que possamos saber, de fato, como sair desta crise que se instalou no nosso segmento, no sentido de gerar mais emprego e renda para os moradores de Aracaju”, afirma Luiz, que discutiu propostas para a capital sergipana com alguns amigos comerciantes. 

Em relação ao terceiro setor, Luiz, pretende oferecer assistência contábil e jurídica às entidades, além de contribuir para a destinação de recursos. “Por ano, o vereador tem disponíveis recursos financeiros, para apresentar emendas impositivas no parlamento. Esses recursos podem ser aplicados no atendimento às pessoas que precisam do terceiro setor, por meio das secretarias de Educação, Saúde ou Assistência Social.”

Luiz, planeja criação de um grupo voltado à elaboração de projetos que estimulem os negócios para a geração de emprego e renda. 

O pré-candidato a vereador Luiz, que é filiado ao Republicanos, faz questão de ressaltar sua afinidade com a sigla. “É um partido que dá oportunidade para os jovens poderem falar e apresentar suas opiniões. Hoje em dia a política está caminhando muito para os extremos da direita e da esquerda, mas o Republicanos sempre se colocou como um partido de centro. É a minha casa, um partido com o qual me identifico muito.”

quarta-feira, 17 de abril de 2024

QUEM É GESSICA DOS ANJOS, QUE PODE SER A PRIMEIRA MULHER ELEITA VICE-PREFEITA NA HISTÓRIA DE BARRA DOS COQUEIROS

Ao lado de Alberto Macedo, a atual secretária de cultura do município é pré-candidata a vice prefeita em 2024. 

Barra dos Coqueiros pode eleger no dia 06 de outubro  de 2024, a primeira vice-prefeita na história política de Barra dos Coqueiros, a dupla que fará a gestão da cidade nos próximos quatro anos e a chapa escolhida vai  ter ao menos um marco histórico: conduzir para a prefeitura a primeira mulher eleita a um cargo no Executivo municipal.
Gessica dos Anjos (PODEMOS) Pode ser a primeira mulher a se eleger para um cargo do Executivo em Barra dos Coqueiros.

Gessica dos Anjos (PODEMOS) é a mulher que pode assumir a prefeitura ao lado do pré-candidato a reeleição Alberto Macedo (UNIÃO BRASIL), para governar Barra dos Coqueiros de 2025 a 2028.

Gessica dos Anjos, é filha do ex-prefeito Gilson dos Anjos e Viviane, pela primeira vez será candidata a um cargo eletivo. Formada em Medicina Veterinária, ela atualmente é Secretária de cultura de Barra dos Coqueiros, e está se destacando na gestão municipal, com competência e compromisso com a gestão pública.
A pré -candidata a vice-prefeita Gessica dos Anjos (PODEMOS) e o Prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo (UNIÃO BRASIL)

Perfil progressista

A pré candidata a vice-prefeita, se posiciona com um perfil progressista, visionário e técnico. Sua ideologia deve fazer com que ela tenha um olhar mais apurado para  esta área de saúde , assistência social educação e cultura do município, que vai demandar ainda mais  atenção especial no município, apesar de deixar claro que vai atuar em todas as demandas da cidade.

“Se eleita vou estar atuando como vice-prefeita nos próximos quatro anos, me dedicando com muito profissionalismo, com muita ética e com muito trabalho em todas as áreas que compõem a prefeitura”, afirma.

Confira um pouco mais sobre o perfil da pré-candidata a vice-prefeita Gessica dos Anjos 

Gessica dos Anjos, não faz do papel da mulher na política uma bandeira própria. Mesmo assim, acredita que a participação feminina é benéfica para a evolução das estruturas políticas.

“A mulher tem que participar dos processos políticos, é por isso que eu acho que fazer parte da democracia, da discussão de políticas públicas, é importante ter a participação da mulher. Nesse sentido sou pré -candidata, se eleita vou representar as mulheres com muito orgulho e vou  atuar com muita determinação e com muito trabalho”, finaliza.

terça-feira, 16 de abril de 2024

EMPRESÁRIO E EDUCADOR FÍSICO RUI VILLAR É PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR PELO DC DE PROPRIÁ

Rui Santana villar, ou melhor Rui Villar, empresário, pai de dois filhos, Victor Britto Villar e Iuna Britto villar, filho de Propriá, filho de José Villar e Terezinha Santana villar, Empresário e Educador físico

Na manhã de hoje, terça-feira, dia 16 de março, o empresário e Educador físico , Rui Villar, natural de Propriá - Sergipe, deu um passo significativo em sua trajetória política ao confirmar sua pré-candidatura a vereador no município. O anúncio ocorreu hoje, em uma conversar com o Presidente municipal do DC, Jânio Melo.

Rui Villar, não é estranho à política local. Ele tem feito um ótimo trabalho de socialização através do esporte e do lazer na cidade. é filho de uma família tradicional na cidade. Além disso, Rui Villar, tem um brilhante currículo dentro e fora de Propriá, o que evidencia suas raízes profundas na cena política da região.

A decisão de ingressar no Democracia Cristã, não apenas marca o início de mais uma jornada eleitoral de Rui Villar , mas também tem repercussões no cenário político local. Com sua entrada no partido, reforça  Mais ainda a esperança de mudança no parlamento municipal.

Ao falar sobre sua filiação e pré-candidatura, Rui Villar enfatizou o compromisso de legislar para fazer de propriá uma cidade melhor, e vai trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento e bem-estar dos municipes de Propriá. “É com imenso orgulho e responsabilidade que ingressei no DC, partido com sólida trajetória de lutar pela família e a política com responsabilidade. Minha família sempre esteve comprometida com o bem-estar de Propriá, e agora é minha vez de seguir esse legado, buscando representar cada cidadão com dedicação e integridade. Conto com o apoio de todos nessa jornada que se inicia. Juntos, vamos construir um futuro melhor para nossa querida cidade.” Disse Rui Villar 

Agora, com a oficialização de sua pré-candidatura, Rui Villar, inicia uma jornada que promete ser intensa, marcada por diálogo, propostas e compromisso com o progresso de Propriá e o bem-estar de seus habitantes

VEJA ABAIXO A HISTÓRIA E TRAJETÓRIA DE RUI VILLAR:


Rui Santana villar, ou melhor Rui Villar, empresário, pai de dois filhos, Victor Britto Villar e Iuna Britto villar, filho de Propriá, filho de José Villar e Terezinha Santana villar, Empresário e Educador físico, 1996 fui Portugal Coimbra a estudos, 1999 terminando estudos, fui Áustria trabalhar na área e também praticando Capoeira, de lá foi o pedestal para viver em outros países, como Suécia, Dinamarca, Bélgica, e Alemanha e finalizando em Espanha onde por vários anos trabalhou em Madrid , atuando na área e ao mesmo tempo buscando formação e buscando sempre estar atualizado na área, cursos de formação curso preparador físico (INEF instituto Nacional de Educação Física de deporte de Madrid, Espanha), foi preparador físico de futebol em benissa, e trabalhou no ginásio esporte de (benissa-alicante), na área de atividades física. Água, spinnbaike, aeróbica, e musculação, personal trailer, instrutor Body Combact, pilares, spinnibg, água trailer, Carreira acúatica, mantenimento, step,TRX,fitball, pode plate, funcional, Elastic, Cross fit, fundador do Ginga box, professor capoeira no centro interno de menor em Madrid, em Portugal trabalhou na área esporte, e também de capoeira,(coimbra), Lisboa centro de formação bombeiros de Alges) Alemanha estudou na Universidade Wolks Von chuller e deu aula de Capoeira, em Madrid.

Trabalhou no ginásio físico de majadahonda, ginásio físico moncloa, ginásio virgin, na cidade las rosas, na cidade de pozuelo trabalhou no Reebock Esporte Club en Lá Finca, ginásio Opera, trabalhou na Universidade Europeua em Mostoles -Madrid, Universidade Juan Carlos lll em Getafe e Leganes-Madrid, ginásio Avanti-Moncloa, ginásio Homes Place, Alcocan Madrid, coordenador do Twulada Dance em teclado, Alicante Espanha, Ginasio Esporte Life, Suécia -Gotenborg, entre outros, Participou do Zaragoza Fit um dos maiores encontros de fitnes do mundo ano 2004 a 2009, CIAAF lX conferência Internacional de aerobics, Aquarerobics y Fitness y convenção AFFE participou como professor hidro ginástica, Gutemberg, deu curso intensivo Suécia de Capoeira ginásio Partlle Wellness, trabalhou e deu curso ginásio S.A.T.S Suercia, participou de vários encontros de capoeira em vários países da Europa como palestrante e cursos, em mais de 14 países, residiu ,Portugal, Austria,Belgica,Alemanha, Suécia e Espanha.

Rui Villar, fala idiomas fluente, e com grande conhecimento política na Europa por onde passou, voltando a própria no final do ano de 2014 e investindo. A sua academia no início de 2015 ao qual está até hoje.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

ANÁLISE: ONZE DOS TREZE VEREADORES SÃO CANDIDATOS A REELEIÇÃO. SERÃO REELEITOS. SEGUNDO ANÁLISE DO ABN APENAS 50% SERÃO REELEITOS. O ELEITOR DECIDIR


Muitos afirmaram durante o mandato em curso dos Vereadores que a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros em sua composição atual é a pior da recente história política do Município. Pelo menos 11 dos atuais Parlamentares já confirmaram suas candidaturas a reeleição. Exageros à parte, não é possível dizer que foi a melhor nem a pior. 

Em cada Legislatura, os Vereadores e vereadoras vivem um realidade política que se impõe durante seus Mandatos. Existem na atual Câmara excelentes Vereadores e vereadoras, tanto da base de governo do atual Prefeito quanto da bancada de oposição. 

Cada um deles tem suas opiniões e pensamentos e todos eles, em todas as Câmaras votam uma hora com o coração, outra hora com o fígado e outra pelo cérebro, porém sempre de olho no próximo mandato. 

Poucos usam a razão para proferir seus votos. Além Barra dos Coqueiros deverá ter cerca de 130 candidatos a Vereador. Os eleitos terão um gabinete com telefone, ar condicionado, Assessores e um Chefe de Gabinete. O salário (subsídio) deverá ser reajustado ainda até o final de outubro, antes das eleições para ser pago durante os 48 meses seguintes a partir de janeiro. 

Há quem afirme que o novo subsídio que hoje é de pouco mais de R$ 8.000 mil Reais pode chegar a 12.000 mil Reais, a depender do orçamento destinado ao Legislativo que é baseado no que arrecadou o Executivo. Os Vereadores que desejam tem ainda uma verba indenizatória que os indenizam em certas despesas. Certamente o mandato traz consigo o ônus e o bônus. 

Todos os Vereadores que estão no mandato tem o natural desgaste. Nunca é possível agradar a todos e ao longo de 4 anos os mais polêmicos acabam por se envolverem em desnecessárias confusões. Normalmente a cada eleição cerca de 1/3 terço da Câmara é renovada ou por pessoas que nunca se candidataram ou por outros que em algum momento já ocuparam uma cadeira e voltam. Segundo avaliações políticos de vários grupos e partidos envolvidos com as eleições de outubro  este ano a mudança na Câmara deverá ser maior, pode chegar a 50%. As previsões mais tímidas falam que metade dos Vereadores não será reeleito e as previsões mais radicais apostam que apenas 5 Parlamentares devem reconquistar o mandato. A conferir no dia 6 de novembro quando os eleitores, verdadeiros donos do poder, serão chamados a votar.

GILSON DOS ANJOS PARTICIPA E COMEMORA INAUGURAÇÃO DE CHECHE MUNICIPAL NO BAIRRO OLIMAR NA BARRA DOS COQUEIROS


O ex-vereador Toinho da Toyota, o Ex-prefeito de Barra dos Coqueiros, Gilson dos Anjos, Junqueira e o Prefeito de Barra dos Coqueiros, Dr. Alberto Macedo.

O ex-prefeito de Barra dos coqueiros, por três  mandatos e Presidente da EMDAGRO, Gilson dos Anjos, era só alegria durante a cerimônia de inauguração da Creche "ANA PARTEIRA', no Bairro Olimar, no sábado terça-feira, dia 13. A solenidade reuniu ainda o prefeito, Alberto Macedo (UB), a primeira -dama Sueli Macedo, a Secretária Municipal de Cultura, Gessica dos Anjos, vereadores,  secretários municipais, o ex-vereadores, liderança s políticas, educadores e munícipes.

Convidado para participar do grande evento, Gilson dos Anjos, fez questão de destacar a amizade e dos laços familiares construída desde a sua infância com a família da dona Ana Parteira,  que agora eterniza o seu nome na denominação da creche que vai atender 100 crianças. Aliás, Gilson dos Anjos, também construiu creches no municipio. 

No evento, Gilson dos Anjos, também reconheceu a seriedade de atual gestão da cidade, já que tratava-se de uma obra iniciada há pouco meses atrás e, portanto, o Prefeito Alberto Macedo, realizou o sonho de centenas de famílias.

Emocionado, o ex-prefeito Gilson dos Anjos, por 3 mandatos e atual diretor presidente da EMDAGRO, agradeceu aos vereadores  por homenagear a sua querida e saudosa "mãe Ana" ex- vereadora por diversos mandatos, uma mulher exemplar e sinônimo de amor ao próximo. Segundo ele, a creche vai representar um grande alívio para o cotidiano de mães residentes no Olimar. “Estou, duplamente, feliz por ter a pessoa mais importante da cidade reconhecida e pelo nosso município ganhar uma creche totalmente estruturada”, salienta Gilson dos Anjos.

Por sua vez, Alberto Macedo,  disse que concluir o prédio da creche era uma obrigação do seu governo e manifestou o desejo de continuar reduzindo a alta demanda por creche na cidade. Para ele, como o Poder Executivo possui recursos para investir e vamos priorizar alguns setores como, por exemplo, o da educação infantil. Por isso, em parceria com os vereadores, ele pretende ofertar muitos mais vagas em creche. E agradeceu a participação do ex-prefeito Gilson dos Anjos e de todos na solenidade de inauguração da grande Creche "ANA PARTEIRA' 

Inauguração da Creche Ana Parteira: um marco histórico na educação infantil da Barra dos Coqueiros



Neste sábado, 13, a Barra dos Coqueiros celebrou um marco histórico em sua trajetória educacional com a inauguração da Creche Ana Parteira. Esse novo espaço não apenas simboliza um avanço na oferta de educação infantil de qualidade, mas também assinala um momento de transformação e progresso para toda a comunidade.

O prefeito do município, Alberto Macedo, enfatizou a importância da inauguração como um passo significativo rumo ao fortalecimento da educação na primeira infância e ao investimento no futuro das crianças da região. "Essa inauguração representa um marco histórico do nosso compromisso em proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para as crianças de nossa cidade", afirmou o prefeito.

A Creche Ana Parteira, que conta com uma moderna estrutura e tem capacidade para atender até 100 crianças, é um testemunho do compromisso da administração municipal em garantir o acesso universal à educação de qualidade. O local oferece uma estrutura moderna e completa, composta por cinco salas de aula, sala dos professores, diretoria e secretaria, além de depósito, arquivo, banheiros adaptados, cozinha, refeitório, área verde e parquinho.

O prefeito do município, Alberto Macedo, destacou a importância da creche como um marco na oferta de educação infantil de qualidade e como uma forma de reconhecer o legado de Ana Parteira na cidade. "Esta creche representa um compromisso renovado com o bem-estar e o futuro das nossas crianças", declarou o prefeito durante a cerimônia de inauguração.

O nome da creche foi escolhido em memória à uma mulher que deixou um legado de comprometimento, amor e solidariedade: Ana Parteira, que dedicou sua vida a realizar partos às famílias barracoqueirenses ao longo de décadas.

William Lindomar, neto de Ana Parteira, emocionou a todos com suas palavras de gratidão e celebração. "É uma honra que a creche leve o nome de uma mulher que prestou inestimáveis serviços como parteira ao longo de tantos anos. É justo celebrar a vida desta grande mulher", afirmou. Ele também ressaltou a conexão especial que sente com o local, onde pode sentir a presença e o espírito vibrante de sua avó.

O secretário de Obras Públicas, Marcel Fürst, destacou o esforço conjunto da administração municipal para tornar o projeto uma realidade. "Essa creche é um exemplo de nossa dedicação em oferecer estruturas modernas e adequadas para o desenvolvimento das nossas crianças. Uma creche como essa não se vê em outros lugares do Estado. Entregar uma obra como essa é investir no futuro de nossa cidade: nossas crianças", ressaltou.

A secretária de Educação, Vanusa Rito, enfatizou o papel crucial da creche no fortalecimento da educação na primeira infância e no apoio às famílias da comunidade. "Esse é um ambiente acolhedor e estimulante para nossas crianças, onde poderão aprender, crescer e se desenvolver plenamente", afirmou.

Para a mãe, Marília Silva Santos, a inauguração da creche é uma realização muito positiva. “Isso é muito bom principalmente para as mães que trabalham. A gente vai poder deixar nossos filhos em segurança. Vai ser muito bom mesmo”, avaliou.

A inauguração da Creche Ana Parteira representa não apenas a abertura de um novo espaço educacional, mas também um tributo merecido a uma mulher que deixou um legado de amor, cuidado e serviço à comunidade. Que este seja o primeiro de muitos passos em direção a um futuro brilhante para as crianças da Barra dos Coqueiros.