Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O Milan cai em Florença, chance de o Napoli ampliar a sua liderança

Num prélio repleto de barbeiragens, a Fiorentina bateu o "Diavolo", 4 X 3. Agora, neste domingo, dia 21, o Napoli, visitante, luta contra a Internazionale, a atual campeã da Bota, por uma folga na tabela.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Vlahovic, dois gols contra o Milan, dez na liderança dos artilheiros
Vlahovic, dois gols contra o Milan, dez na liderança dos artilheiros Vlahovic, dois gols contra o Milan, dez na liderança dos artilheiros

Já fazia quase exatos quatro anos, desde os meados do Novembro de então, 2017, que o Calcio não amargava semana tão triste. No dia 10 daquele mês, como visitante, pelas Eliminatórias da Copa da Rússia/18, a “Squadra Azzurra” perdeu da Suécia, 0 X 1. Depois, no dia 13, em Milão, no cotejo de volta, 0 X 0, desperdiçou de vez a oportunidade de disputar o Mundial, fracasso inédito, na sua História, desde a Suécia/58. Pois parece muito pior a situação da seleção italiana hoje, nestas vésperas da competição do Catar/2022.

Suécia 1 X 0 Itália, em Novembro de 2017
Suécia 1 X 0 Itália, em Novembro de 2017 Suécia 1 X 0 Itália, em Novembro de 2017

Dia 12, a sexta-feira desta semana anterior, no Olímpico de Roma, a “Azurra” galopava desesperadamente em busca de um gol que lhe permitisse bater a Suíça e abrir a folga confortável de três pontos sobre a rival, no Grupo C das Eliminatórias de agora. E aos 90’ a possibilidade caiu do Céu, um pênalti. Jorginho Frello, porém, remeteu a bola ao espaço sideral. No dia 15 a Suíça garantiria a sua vaga ao despachar a Bulgária por 4 X 0 enquanto a “Azzurra” apenas se igualava à Irlanda do Norte, 0 X 0. Precisará se submeter a uma repescagem, de sorteio programado para a sexta, dia 26. Só dois jogos. No primeiro, pode deparar, por exemplo, com a Polônia do artilheiro Lewandowski. No segundo, até com o Portugal de Cristiano Ronaldo. Em qualquer dos casos, um perigo mais que evidente.

Jorginho, depois de perder o pênalti e a possibilidade da vitória sobre a Suíça, agora
Jorginho, depois de perder o pênalti e a possibilidade da vitória sobre a Suíça, agora Jorginho, depois de perder o pênalti e a possibilidade da vitória sobre a Suíça, agora

As Eliminatórias provocaram uma óbvia interrupção no “Nazionale” de 2021/22. No dia 7, pela jornada número 12, havia acontecido uma dupla de cotejos significativos na briga pelo topo da classificação. Mesmo na Terra da Pizza, o Napoli ficou no 1 X 1 com o Verona e meramente subiu aos 32 pontos. Em Milão, o Milan parou no 1 X 1 diante da Internazionale e também só escalou o degrau dos 32. Nesta rodada, a 13, em que os principais clubes da Bota se aprestam a mais uma sessão da fase de chaves das Copas da Europa, o Milan se digladiou, neste sábado, 20, com a Fiorentina, numa expectativa de que, no domingo, na capital da Lombardia, a sua cidade, o Napoli tropece na Inter, a dona do “scudetto”.

Os jogos do sábado:

Publicidade
A festa da "Viola" no seu Artemio Franchi
A festa da "Viola" no seu Artemio Franchi A festa da "Viola" no seu Artemio Franchi

FIORENTINA (21º/6º) 4 X 3 MILAN (32/2º)

Florença, Stadio Artemio Franchi

Publicidade

Árbitro: Marco Guida

Gols: Ibrahimovic/2, Venuti/con X Duncan, Saponara, Vlahovic/2

Publicidade

Diante da agremiação por quem mais tempo atuou como central, de 1989 a 1995, e de quem foi treinador, de 2017 a 2019, antes de assumir o Milan, Stefano Pioli, de certa maneira, admitiu que o seu “Diavolo” já não tem mesmo chances na Champions e optou por se dedicar à luta pelo “scudetto” peninsular. Não mais poupou o já quarentão Ibrahimovic e o escalou para já começar a partida. Quase valeu, aos 5’, quando o Zlatan fez 1 X 0 ao desfrutar um passe em profundidade de Theo Hernández. Quase, pois estava impedido e Marco Guida anulou o tento. Pior para o Milan, aos 15’, na tentativa de cortar um escanteio, o arqueiro Tatarusanu, mestre dos sustos, soltou a pelota e o volante Alfred Duncan, ganês, mesmo surpreendido, colocou a bola no arco totalmente vazio.

Alfred Duncan
Alfred Duncan Alfred Duncan

Vincenzo Italiano, o treinador da “Viola”, se precatou e fechou o seu meio-campo. Penou o Milan para encontrar algum espaço de manobra. E a Fiorentina, impiedosa, não poupou o visitante do tormento. Nos acréscimos da etapa inicial, junto ao bico direito da grande área do “Diavolo”, o ala Saponara especulou um chute de curva. Talvez, não estivesse adiantado, Tatarusanu conseguisse espalmar. A bola ultrapassou o seu salto e caiu mansa, “Viola” 2 X 0. Menos mal, para Pioli, que ainda restaria todo o segundo tempo na perspectiva de uma reação, da manutenção da sua invencibilidade ou da liderança eventual. A pressão existiu. Inexorável, no entanto, que pudesse suceder um “contropiede” letal.

Vlahovic
Vlahovic Vlahovic

Aconteceu aos 60’, num lançamento de Duncan para o até então inapetente Vlahovic, que driblou Tatarusanu e pareceu consolidar o sucesso da Fiorentina, 3 X 0. Logo em seguida, contudo, ocorreu uma jogada ridícula, capaz de alterar todo o perfil do duelo. Pouco além da linha de entrada da sua área, ao invés de enviar a pelota ao campo oposto, Bonaventura literalmente entregou um tento ao sempre atento Ibrahimovic, 1 X 3. A bobagem atordoou o elenco “Viola” que, aos 67’, permitiu a descida de Theo Hernández e o cruzamento até o Zlatan, 2 X 3. A reação? Que nada. Aos 85’ caberia a Theo Hernández embrulhar de presente um gol da Fiorentina. Desperdiçou uma bola dominada perto da sua meia-lua. Nicolás Gonzales tocou a Vlahovic, o arremate seco, 4 X 2, e o servio se igualou a Immobile no comando dos “marcatori” da Bota com 10 tentos. O “Diavolo” ainda obteria 3 X 4, nos acréscimos, Venuti contra. Num resumo, semana triste da “Azzurra” e semana péssima, deprimente, mesmo, do Milan de Pioli, à beira da sua eliminação na Champions.

Pasalic
Pasalic Pasalic

ATALANTA (25 pontos/4º lugar) 5 X 2 SPEZIA (11/16º)

Bérgamo, Gewiss Stadium

Árbitro: Rosario Abisso

Gols: Pasalic/2, Zapata/pen, Muriel, Malinovskyi X Nzola/2

Os visitantes, ameaçadíssimos pelo risco do seu retorno à Série B, depressa assustaram a sempre complicada defesa da “Deusa”, falha do arqueiro Musso, bola mal rebatida e o aproveitamento do angolano Nzola. Também depressa, todavia, ocorreu a recuperação, graças às investidas pelas alas, Zappacosta na direita e Maehle na esquerda, a ponto de o placar se escancarar em 5 X 1. Como, entretanto, a bequeira da equipe de Gian Piero Gasperini adora irritar o treinador, Nzola diminuiria, aos 91’. O penal cobrado por Zapata o levou às oito “reti” na tabela de artilheiros. E a "Deusa" se consolidou na Zona ChL.

Bonucci e Chiesa
Bonucci e Chiesa Bonucci e Chiesa

LAZIO (21/5º) 0 X 2 JUVENTUS (21/7º)

Roma, Stadio Olimpico

Árbitro: Marco Di Bello

Gols: Bonucci/2/2pen

Pode-se dizer que, sem o lesionado Ciro Immobile, 10 de seus 25 tentos, a ofensiva da Lazio não existe. Da mesma forma, evanesceu o ataque da Juventus desde que partiu Cristiano Ronaldo, de novo no Manchester United. Pior, para Massimiliano Allegri, o treinador da “Senhora, não pôde jogar Paulo Dybala, o seu melhor finalizador nesta temporada. Mas, de grão em grão, ou melhor, de penal em penal, a “Zebra” enche o papo. E teve dois a seu favor na pugna do Olìmpico de Roma. Aos 22’, quando Cataldi derrubou Morata e Di Bello necessitou do referendo do VAR. E aos 81, numa aterrada absurda do arqueiro Reina em Chiesa, pelas costas, quando havia deixado a sua meta escancarada. O capitão Leo Bonucci cobrou os dois, com a sua habitual exatidão. E agora tem três no Campeonato.

Os jogos do domingo, dia 21 de Novembro:

SASSUOLO (14/13º) X CAGLIARI (6/20º)

Sassuolo, MAPEI Stadium

Árbitro: Niccolò Baroni

BOLOGNA (18/9º) X VENEZIA (12/15º)

Bolonha, Stadio Renato Dall’Ara

Árbitro: Daniele Chiffi

SALERNITANA (7/19º) X SAMPDORIA (9/18º)

Salerno, Stadio Arechi:

Árbitro: Piero Giacomelli

A Inter, ainda com alguma esperança de chegar ao bi
A Inter, ainda com alguma esperança de chegar ao bi A Inter, ainda com alguma esperança de chegar ao bi

INTER (25/3º) X NAPOLI (32/1º)

Milão, Stadio Giuseppe Meazza

Árbitro: Paolo Valeri

GENOA (9/17º) X ROMA (19/6º)

Gênova, Stadio Luigi Ferraris

Árbitro: Massimiliano Irrati

Os jogos da segunda-feira, dia 22 de Novembro:

VERONA (16/10º) X EMPOLI (16/11º)

Verona, Stadio Marcantonio Bentegodi

Árbitro: Matteo Gariglio

TORINO (14/12º) X UDINESE (14/14º)

Turim, Stadio Olimpico Grande Torino

Árbitro: Ivano Pezzuto

Immobile, agora, um co-artilheiro, ao lado de Vlahovic
Immobile, agora, um co-artilheiro, ao lado de Vlahovic Immobile, agora, um co-artilheiro, ao lado de Vlahovic

Inaugurada em 21 de Agosto e com seu desfecho previsto para o dia 22 de Maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos e em turno e returno, até agora já exibiu 123 partidas e 383 gols, média de 3,11. Os principais artilheiros: Immobile, da Lazio, e Vlahovic, da Fiorentina, 10 tentos. Simeone, do Verona, 9. Zapata, da Atalanta, 8. Com 7, Edin Dzeko, da Inter e João Pedro, do Cagliari. Com 6, Mattia Destro, do Genoa.

O Campeonato, agora, momentaneamente se interrompe até a sexta 26. Durante a semana ocorrerá a quinta rodada das três competições inter-clubes da UEFA, a Champions League e as suas subsidiárias, a Europa League e a estreante Confederation League.

Chelsea, à espera da Juventus
Chelsea, à espera da Juventus Chelsea, à espera da Juventus

CHAMPIONS LEAGUE

Dia 23, terça-feira:

Chelsea (Inglaterra, 9pg/2º) X Juventus (12/1º)

Young Boys (Suíça, 3/4º) X Atalanta (5/3º)

Dia 24, quarta-feira:

Inter (7/2º) X Shakhtar Donetsk (Ucrânia,1/4º)

Atlético de Madrid (Espanha, 4/3º) X Milan (1/4º)

EUROPA LEAGUE

Dia 24, quarta-feira:

Spartak Moscou (Rússia, 4/4º) X Napoli (7/1º)

Dia 25, quinta-feira:

Lokomotiv Moscou (Rússia, 2/4º) X Lazio (5/2º)

CONFERENCE LEAGUE

Dia 25, quinta-feira:

Roma (7/2º) X Zorya Luhansk (Ucrânia, 6/3º)

O troféu do Campeonato Italiano
O troféu do Campeonato Italiano O troféu do Campeonato Italiano

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.