SOON

WE LOVE CORK ®
qren
qren
compete
ppr

wfscork

since 1974

1974

1976

2000

2011

Deu inicio à sua actividade de fabricação de rolhas de cortiça tendo formalizado constituição da empresa em Abril de 1975, como sociedade de responsabilidade limitada.             Realiza as primeiras exportações, inicialmente nos mercados europeus, nomeadamente França e Alemanha, que rapidamente expandiu até ao mercado norte-americano. Constitui-se como Sociedade Anónima, sob a designação comercial Waldemar Fernandes da Silva, S.A., nascendo pouco depois a marca WFS CORK.           Certificação pelo referencial SYSTECODE, nível PREMIUM.

Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001).

Certificação do Sistema de Gestão da Segurança Alimentar (HACCP) segundo referencial IS0 22000.
 
 

wfscork

Galeria

A cortiça

a floresta

As florestas de sobreiros são um ecossistema muito particular, de delicado equilíbrio e que subsiste apenas na bacia mediterrânica (Argélia, Marrocos) como é o caso de Portugal, um país que se orgulha de possuir a maior extensão de sobreiros do mundo (730 mil hectares, cerca de 33% da área mundial).

A nossa cortiça é toda comprada directamente na floresta, o que ao longo dos anos cimentou uma ligação fortíssima entre a WFS Cork e o montado de sobro assegurando ao cliente final verticalidade total do seu produto.

Considerado património nacional, há séculos que o montado de sobro é legalmente protegido. Nestas florestas de rara beleza, Homens e animais convivem serenamente, desde que em tempos longínquos o Homem se apercebeu do muito que o sobreiro tinha para oferecer para além da sua cortiça. Ainda hoje caça nos seus bosques, apanha o mel dos seus cortiços, os cogumelos que crescem na base dos troncos, usa a sua lenha para combustível e os seus frutos, as bolotas, como alimento para os seus rebanhos. É também o crescente plantio do montado de sobro que impede a desertificação do sul de Portugal, uma região seca, árida e de terrenos arenosos, pois ajuda a reduzir a erosão dos solos e assegura a subsistência das suas populações.

Em Portugal, montado de sobro representa cerca de 21% da área florestal , estando disseminado por todo o país, do Minho ao Algarve.

Árvores frondosas e imponentes, os sobreiros podem por vezes chegar aos vinte e cinco metros e viver até aos trezentos anos.

As gentes da terra sabem que o seu futuro e o dos seus descendentes passa não só pela exploração da cortiça e o fabrico de rolhas, como pela manutenção da riquíssima biodiversidade ambiental do montado e até do equilíbrio do próprio clima. Além da capacidade de produção de oxigénio, o sobreiro possui uma estrutura celular única que o torna capaz de reter o dióxido de carbono, o principal responsável pelo aquecimento global do planeta.

A cortiça

sustentabilidade

A cortiça é a casca do sobreiro, uma árvore que cresce nas regiões mediterrânicas. Em Portugal o montado de sobreiro representa cerca de 720 mil hectares, e representa cerca de 70% da produção mundial de Cortiça.

O Montado de Sobro faz parte do HABEaS - Hotspot Areas for Biodiversity and Ecosystem Services, uma plataforma virtual que resulta de uma parceria entre a WWF, o Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves" (CEABN), o Instituto Superior de Gestão (ISG) e a Faunalia, que foi criada para permitir a qualquer stakeholder da Bacia do Mediterrâneo explorar o seu capital natural.

Quando defendemos a rolha de cortiça estamos também a defender a manutenção do montado de sobreiros, um ecossistema rico em biodiversidade que absorve por ano 4,8 milhões de toneladas de CO2, um dos gases causadores do efeito estufa e do consequente aquecimento global.

A rolha de cortiça natural é um produto natural, reciclável e biodegradável, atributos imprescindíveis numa sociedade que se preocupa cada vez mais com o ambiente.

O recurso a um material ecologico, reciclável e biodegradável como a cortiça tem vindo a ganhar novos adeptos em áreas muito diversas como: o Design para a Sustentabilidade e o Eco-Design.

A rolha de cortiça é fundamental na evolução do vinho e participa directamente no seu envelhecimento.

A produção da rolha de cortiça é baseado num processo verdadeiramente sustentável, onde nada se perde, tudo é reutilizado.

A cortiça

compromisso

A WFS Cork orgulha-se do seu património, e continua empenhada em reconhecer aqueles que cuidam das florestas Mediterrânicas de forma sustentável e que produzem a cortiça que dará origem às nossas rolhas.

Durante séculos, os produtores florestais colheram os preciosos recursos do seu montado, protegendo aquilo que a WWF denominou “um dos melhores exemplos de um sistema que equilibra perfeitamente as necessidades do homem e da natureza”. A WFS Cork está certificada pelo Forest Stewardship Council por demonstrar a capacidade de produzir e comercializar rolhas de cortiça oriundas de florestas geridas de forma responsável.

Os nossos produtos oferecem aos clientes uma variedade de opções responsáveis para escolher a embalagem adequada para os seus vinhos. Encorajamos os nossos parceiros na indústria vinícola e os seus consumidores finais na selecção e utilização responsáveis.

rolha natural

rolha natural

É a mais conceituada das rolhas, um produto topo de gama para os melhores vinhos.

As notáveis propriedades físicas e mecânicas da rolha natural fazem dela a ideal para todos os estilos de vinho, incluindo o seu carácter varietal e o envelhecimento pretendido.

Este produto 100% natural é extraído de um único traço de cortiça e aperfeiçoado através do recurso a tecnologia de última geração. Assegura a vedação ideal e desempenha um papel determinante na correta evolução do vinho, permitindo uma maturação perfeita.

A rolha natural também é 100% renovável, reciclável e biodegradável. A produção de cortiça é amiga do ambiente e um produto sustentável.

As rolhas de cortiça são as que têm o menor impacto ambiental de todas as alternativas para vinho, e as florestas, cuja exploração apoiam, oferecem ao nosso planeta vantagens ecológicas importantes, reduzindo o CO2 e os gases de estufa, e, ao mesmo tempo, protegendo diversas espécies selvagens e habitats frágeis.

html/processo.html

rolha natural

ficha técnica

Ensaios Parâmetros Específicações
Físico Mecánicos Comprimento l ± 0,5mm
  Diâmetro d ± 0,4mm
Ovalidade 0,7mm
Humidade 4% - 9%
Força de Extração 20 - 40daN
Físico Quimícos Teor de Peróxidos 0,2 mg/rolha
  Teor de Pó 3 mg/rolha
Visuais Classe Visual(1) Referência -5%

qualidade Total

visão wfscork

A orientação de gestão para a Qualidade Total assumida na WFS Cork visa a excelência organizacional em conciliação com a satisfação de todas as envolventes relacionais da empresa.

A filosofia de excelência, o controlo de qualidade de todas as actividades desenvolvidas e as metodologias 5S’s estão bem patentes e são fulcrais para a prossecução deste objectivo empresarial.

qualidade Total

Certificados

A excelência da WFS Cork é reconhecida externamente através de entidades independentes que certificam os seus sistemas de gestão e outros:
- Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001;
- Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar – ISO 22000
- Systecode Premium


Sede
Rua do Parque Industrial, 346 - Ramil
4505-150 Argoncilhe

Telefone
+351 22 741 80 60 / +351 22 745 52 90

Fax
+351 22 764 74 72

E-mail
geral@wfscork.com
Para mais informaçãoes, por favor contacte-nos.
Enviar
Norte 2020

Designação do projeto : implementação de um plano de qualificação competitiva para reforço das capacidades laboratorial numa perspectiva de maior competitividade e garantia de qualidade junto dos mercados-alvo identificados

Código do projecto : Norte–02–0853-FEDER-021568

Objectivo principal : orçar a competitividade das PME

Entidade beneficiária : VALDEMAR FERNANDES DA SILVA, S.A. Data de aprovação - 19-12-2016

Data de início : 14/07/2017
Data de conclusão : 31-12-2017

Custo total elegível : 183.867,34 EUR

Apoio financeiro da União Europeia : FEDER - 78.556,50 EUR / FSE - 6.508,14 EUR 

Descrição do Projecto : O projecto visa o aumento da competitividade da empresa, assim como o reforço da estratégia de internacionalização e diversificação de mercados.